Vinte e Alguma Coisa

Amor não é a resposta, trabalho também não é.... A verdade é tão incompreensível que dói... Mas eu continuo me divertindo e acho que essa é a chave.. Tenho vinte e poucos e continuarei sendo a mesma coisa....

Entrevista de voltas de férias

Um comentário
Sempre, um mês depois que voltamos de férias, somo submetidos, aqui na 'firma' à uma entrevista de volta de férias. Segundo eles, esse é o momento perfeito para que avaliemos nossas atividades e nosso comportamento. Coisa que, no meu singelo ponto de vista, não é um medidor muito confiável, pois provavelmente, as pessoas voltaram com a cabeça descansada e acabaram por achar que nada é tão ruim quanto parece, ou talvez que tudo está muito bem, obrigada.

As perguntas, que sempre começam com o tradicional: "O que você fez nas férias?" vão deste ponto até o "o que você acha que poderia ser feito para melhorar seu ambiente de trabalho?", causam em mim um choque, do tipo "O que será que eles acham que vão descobrir com isso?", uma vez que, pelo que investiguei por aí, ninguém responde o que realmente tem vontade de responder. Gastamos uma hora, olhando para o entrevistador, imaginando respostas amenas que não chocariam e nem comprometeriam nosso passível ambiente de trabalho.

E a partir desta atitude de modelagem de respostas, veio-me a ideia: porque não abolir esse período. Perguntas como "o que te motiva a levantar cada dia e vir para o trabalho?" se respondidas não vão levar a um perfil do psicológico do pobre empregado, pois no fundo, no fundo, tem a mesma reposta: "O salário na conta no fim do mês".


Talvez, minha visão seja dura demais, ou talvez cega demais Só que ainda não enxerguei a luz que brilha no fim do túnel. O que descobri ontem, após deixar a sala de reuniões dpogestão de pessoas, foi que consegui respostas modeladas de forma amena e não chocantes, que pretendo anotar em um documento Bloco de Notas Windows e ler a cada regresso de férias, mecanicamente, sem se quer piscar, como o entrevistador que passivamente vai desfiando uma por uma as perguntas das três folhas de entrevistas.

Um comentário :

waterfall disse...

Que stress! Logo a seguir às férias?? Eu não sei se me aguentava. Mesmo com bloco de notas. :))