Vinte e Alguma Coisa

Amor não é a resposta, trabalho também não é.... A verdade é tão incompreensível que dói... Mas eu continuo me divertindo e acho que essa é a chave.. Tenho vinte e poucos e continuarei sendo a mesma coisa....

e a copa?

2 comentários
Sim senhores, ela já se instalou por aqui. Dessa vez é diferente, não se vê decoração nas ruas. Não há ninguém adquirindo produtos em verde-amarelo. Quase não se há expectativa nos rostos das pessoas. E logo agora, na "nossa" copa, a copa brasileira, a copa onde podemos (será?) sermos campeões em casa...

Ainda há aquela intolerância que veio lá de junho passado, daquela copa das confederações. Aquela da "Revolta dos Vinte Centavos", lembra? Pois é, tudo que vemos é indiferença e insatisfação. Insatisfação com o que mesmo? Estamos contra copa?

Se não estamos contra, estamos mesmo insatisfeitos. Basta abrir a porta de casa para encontrar uma das obras não terminadas para atender a copa. O Trânsito, que nunca foi bom, está impossível por causa das obras e das manifestações (sim, senhores, os protestos já voltaram para as ruas). Fora que nem é preciso ressaltar mais uma vez que nosso dinheiro estaria melhor empregado na saúde, já que nosso sistema público tá doente a séculos, ou na educação, onde somos analfabetos funcionais...Mas estamos aí com estádios novíssimos em estados em que os times não chegam nem a primeira divisão do futebol. Justificada nossa insatisfação.

Enquanto isso nossa seleção, já concentrada e invadindo todos os noticiários, está trabalhando.Disse o nosso técnico que a copa fora dos campos não é problema deles. E o seu lado cidadão, sr. Felipão?

Ela, que se encontrou na definição do escritor Antônio Prata, "Meio intelectual, meio de esquerda", tenta se posicionar para saber qual bandeira vai levantar. Claro que apoia os protestos, os brasileiros merecem uma vida melhor. Por outro lado, não tira da cabeça a pergunta que seu instrutor lhe fez na época dos protestos da copa das confederações: "Você iria brigar com seu marido no meio da rua por problemas pessoais seus? Com o mundo todo vendo?" Porque querendo ou não é o que estamos fazendo. Gritando pros quatro cantos que somo um país "mal acabado", tentando resolver nossos problemas no grito e,  sim, todo mundo está vendo. Mas dá para esperar a visita ir embora? Engolir sapos é indigesto. Por outro lado,sente falta daquela euforia de vestir a amarelinha, de ver as ruas pintadas, de comentar sobre os jogos, de colecionar as tabelas dos jogos do mundial...

Por essas e outras já tirou lá do armário a blusa preta dos protestos e a canarinho (só que a sua é da azul), mesmo não sabendo qual vai vestir. E espera que o Brasil ganhe nas duas: o título e (quem sabe?) verbas para saúde, educação e outros problemas sociais ou não que nos atingem.Afinal, já vimos que o dinheiro existe, só falta fazer bom uso dele.

É senhores, como se não bastasse a copa, esse ano ainda teremos eleições.


2 comentários :

Marcela Fernanda disse...

Concordo e discordo Maíra.

Por aqui (em PE, uma das sedes) estamos com esse misto de indignação e vontade de torcer.

Eu sou da vertente de que devemos (sim!) aproveitar o lado bom da Copa. Essa emoção. Torcer. Vibrar. E temos que nos indignar também! É claro, protestar conscientemente, e protestar PRINCIPALMENTE nas urnas.

Pois de nada adianta o luto em nossas camisas, o quebra-quebra de bancos, ônibus e etc; se na hora mais importante não soubermos escolher nossos governantes.

---

Maíra disse...

Falou bem Marcela, temos é que escolher melhor nossos governantes!