Vinte e Alguma Coisa

Amor não é a resposta, trabalho também não é.... A verdade é tão incompreensível que dói... Mas eu continuo me divertindo e acho que essa é a chave.. Tenho vinte e poucos e continuarei sendo a mesma coisa....

Diferença entre CSMA/CA e CSMA/CD

10 comentários
CSMA/CA é o Colidion Avoidance (evita colisão) enquanto que o CSMA/CD é o Colision Detection (detecta a colisão).

CSMA/CD é usado em redes Ethernet, enquanto que o CSMA/CA é usado em redes Wi-fi.

O CSMA/CA "escuta" o meio (ao contrário do CSMA/CD que transmite sem escutar e caso detecte a colisão, ele retransmite), e se este estiver livre por determinado tempo (DIFS), transmite. Senão, backoff. O tempo de backoff é randômico pra poder evitar colisões.

10 comentários :

Philipe disse...

Putz, salvou meu exercício.Resumão do bão.Valeu

Maíra disse...

=)

Luciana disse...

Maíra, acho que há um equívoco quando você disse que o CSMA/CD não escuta o meio.

Wendel Marcos dos Santos disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Francisco Marcelo disse...

Explicação equivocada. O CSMA/CD escuta o meio sim, o que não trata a colisão, apenas tenta evitar. Além disso o protocolo verifica se há colisão (comparando dado enviado x dado recebido). Se houver colisão o mesmo interrompe a transmissão reduzindo desperdício do de tempo e de ocupação do canal.

rafael disse...

Nossa explicação totalmente equivocada. Pena que é umas das primeiras referências quando alguém procura a diferença entre CSMA/CD e CSMA/CA. Por ambos serem CSMA, os dois escutam o meio antes de transmitir. A diferença é que o CD transmite imediatamente após o meio ser detectado como livre e o próprio transmissor é quem detecta a colisão. Já no CA a colisão é detectada no receptor e antes da transmissão as estações rodam um tempo aleatório chamado DIFS para evitar que transmitam no mesmo instante de tempo

Jackson disse...

Simples e objetivo, parabéns!

Unknown disse...

Que resumo top <3

Unknown disse...

O CD CSMA entra em vigor após uma colisão, enquanto o CSMA CA entra em vigor antes de uma colisão. O CSMA CA reduz a possibilidade de colisão, enquanto o CD CSMA minimiza apenas o tempo de recuperação. é usado em redes sem fio.