Vinte e Alguma Coisa

Amor não é a resposta, trabalho também não é.... A verdade é tão incompreensível que dói... Mas eu continuo me divertindo e acho que essa é a chave.. Tenho vinte e poucos e continuarei sendo a mesma coisa....

Programação e Sintonia

2 comentários
Desde que comecei a estudar programação, nunca consegui aplicar esse conhecimento para ajudar uma pessoa. Sei que isso é uma individualidade 'covarde' porque existem n pessoas precisando de um programinha básico para agilizar uma tarefa do seu dia-a-dia e tal, mas eu nunca consegui aplicar isso em uma ajuda voluntária.

Fica pensando em como conseguir usar isso para auxiliar alguém, mesmo que esse auxílio fosse em um desses milhões de fóruns da nuvem. Só que a insegurança de falar uma besteira sem tamanho, impedia que eu colocasse essa idéia em prática, e eu continuava com a máxima: 'pensamento - ação = nada'.

Ontem essa situação começou a mudar: logo que cheguei em casa, encontrei um e-mail de uma prima desesperada com a aula de programação dela. Uma futura engenheira em pânico por causa de umas poucas linhas de código. Fui em socorro!

Lá chegando, percebi a grande dificuldade que temos para fazer com que as pessoas consigam entrar na nossa linha de pensamento. Como é complicado para uma pessoa acompanhar uma idéia, e como é torturoso mostrar uma coisa já concebida à um espectador renegante.

Essa prima tem verdadeiro horror as aulas de programação. Não suporta nem abrir o tal do compilador que ela usa para as aulas (SciLab). E eu, por vez, nunca tinha pousado os olhos no programinha. Foi custoso pegar a sintaxe da linguagem, só que nossa total falta de sintonia foi o que nos deu mais trabalho. Eu não conseguia introduzir minha visão à ela, e para que resolvesse-mos um simples programa de busca sequêncial, demoramos mais de uma hora. Coisa que para uma futura cientista computacional é inaceitável!

Com esse epsódio, conseguir compreender o quanto, nós mortais ligados a computação, possuímos dificuldades em explicar o funcionamento de nosso mundo para outros e como necessitamos estar em sintonia com nossos ouvintes. Vivenciei, prematuramente, um dos maiores problemas da engenharia de software: falha na comunicação.

2 comentários :

Marcela Fernanda disse...

O.O
tenho um amiigo que ta concluindo o técnico de programação,, eu mesmo não entendo o desespero do bichinho, e não consegui entender metade do q vc quis dizer.. A única coisa que me lembro de programção é o tal do Matlab, que eh babinhaa :p

Bjs e bom fds

Maíra disse...

Pois é Marcela,
nós da informática estamos mesmo limitados a sermos incompreendidos... rsrsrsr.
Ah, só para lhe animar: eu não entendo nada de Matlab!