Vinte e Alguma Coisa

Amor não é a resposta, trabalho também não é.... A verdade é tão incompreensível que dói... Mas eu continuo me divertindo e acho que essa é a chave.. Tenho vinte e poucos e continuarei sendo a mesma coisa....

Resenhas e Decepções

2 comentários

No princípio desse semestre, quando peguei o conteúdo das disciplinas a serem cursadas, uma delas, tímida e ignorada pelos demais alunos, chamou minha atenção: Leitura e Produção de Textos. Que oportunidade! Logo agora que resolvi voltar a ter um blog, tenho uma disciplina de suporte - foi o que passou na minha mente enquanto a maioria dos meus colegas de classe reclamavam sobre a chatice que seriam as aulas dessa matéria.

Primeira aula, a professora entra na sala 40 minutos atrasada, com os cabelos molhados como quem acabou de sair de casa, tem as mãos ocupadas por três fichários e dois livros, que não consigo ler os títulos, pede desculpa pelo atraso, diz que não se lembrava a data de início das aulas, acomoda seus materiais na mesa, abre um dos fichários, tira uma pilha de folhas e distribui para a turma. Logo em seguida, retira outro bloco de folhas do outro fichário e também distribui para a sala.

Já sinto o clima mudar, os colegas não gostam de receber duas folhas em 5 minutos de aula. O murmúrio de reclamações inicia-se. A professora, pede atenção, pega uma das folhas, nos diz que é o plano de estudo da disciplina: todo conteúdo que estudaríamos estava descrito ali, e ainda estava documentado as datas das avaliações e dos trabalhos a serem entregues. Fim da primeira aula.

Nas aulas subseqüentes, descubro na professora, uma daquelas tias de escola primaria, uma daquelas professoras que não consegue prender a atenção da turma, e que apesar de se esforçar, o conteúdo, tão organizado naquela folhinha, ia deixando a desejar...

Passavam aulas, matérias, e nada de produzir textos, ficávamos só com a parte da leitura. A essa altura do campeonato, eu já não possuía mais esperanças, ia para aula apática, como todos os outros alunos da disciplina, sentava-me no canto da sala, retirava a pilha de folhas que ela fora distribuindo ao longo dos meses, lia a que era pedida, e respondia aquelas perguntinhas sobre o texto lido. Tudo exatamente igual ao primário...

No fim do semestre, mesmo desanimada, um fio de esperança ressurgiu: "Gente, hoje vamos aprender a fazer resenhas" - Disse a tia.

Agora sim, pensei com meus botões, vou poder fazer textos decentes sobre os filmes que gosto, sobre os livros que me encantaram. Fui dormir com o peito em festa e o coração a gargalhar.

Lerdo engano senhores, as aulas finais seguiram o mesmo modelo das aulas anteriores: leituras e exercícios bobos. Não aprendi a resenhar nada, aliás, não aprendi a escrever nenhum texto. Continuo sendo péssima em conclusões, e ainda escrevo resenhas medonhas. Nem sei como será meu futuro como literata. Se é que eu ainda tenho mesmo um futuro assim!

Agora, o que resta, é buscar auxílios pelas águas da internet, e aprender no método "Auto-Estudo" a escrever resenhas razoáveis sobre filmes e livros.

2 comentários :

MegMarques disse...

Ei menina, vc escreve bem, não precisa de aulas teóricas, precisa (como qualquer outro escritor) de prática. Nem pensar em fechar o blog, ok?
bjo

Negâ disse...

Menina aprender sempre bom...
Mais com essas Tias da vida, nos atrasam a vida...:(
Melhor maneira de aprender mais so bre escrita e lendo, mesmo.
To precisando pois escrevo cada coisa medonha...rsrsrs

:D
Beijos Flor...